Quais dimmers tem um melhor funcionamento com os produtos dimerizáveis Stella?

O Dimmer é um dispositivo de controle de luminosidade de lâmpadas. Ele tem como objetivo aumentar ou diminuir a intensidade de luz emitida no ambiente de acordo com a necessidade do momento.


          Imagem5-removebg-preview.png                Imagem6.png



Atualmente no mercado, temos dois protocolos de dimmers, o Leading Edge ( TRIAC ) e o Trailing Edge, onde cada um tem suas características de corte de fase.

Os dimmers Leading Edge ( TRIAC ) foram consolidados no mercado devido ao fato que sempre funcionaram com lâmpadas incandescentes. No entanto, quando utilizado com LED, os Dimmers TRIAC tendem a não ter um bom funcionamento, devido ao seu corte de fase ser antes do carregamento capacitivo dos componentes internos da lâmpada LED.  

          Imagem1.png

Porém quando se utiliza um dimmer com protocolo Trailing Edge, é raro o mau funcionamento, desde que o mesmo suporte a potência total do circuito. Os dimmers que atuam com protocolo Trailing Edge tem o seu corte de fase após o carregamento capacitivo, portanto é o mais indicado para fazer a dimerização das lâmpadas LED.

         Imagem4.png


Diferente das lâmpadas incandescentes, as lâmpadas LED possuem componentes eletrônicos internos, que são fundamentais para o seu funcionamento. Quando se trata de dimerização, o LED tende a ter um melhor funcionamento quando esses componentes estão carregados.  

Portanto, a Stella indica que seja utilizado dimmers com o protocolo Trailing Edge, devido ao seu corte de fase ser após o carregamento capacitivo da lâmpada LED e, assim, tendo um melhor funcionamento na dimerização.